domingo, 28 de dezembro de 2008

2008: Uma Odisseia Cinematográfica

Olá amiguinhos!

Começo este post por dar os parabéns ao meu Irmão Urso, co-autor deste ciber-espaço (que se encontra com alguns problemas em estabilizar a sua Internet, daí a escassez de posts do mesmo), pois completa hoje a bonita idade de 18 pérolas. E que belo jantar tivemos no Bairro Alto!

Falando do post em si: ontem, enquanto passeava pelo site mais viciante do mundo (e, possivelmente o melhor, também), cheguei à conclusão de que este ano tem-nos oferecidos uma serie incalculável de bons filmes assim como de boas promessas. Quanto aos bons filmes, farei lá mais para o fim do ano (até porque ainda estamos muito longe desse acontecimento?!) a tão afamada lista dos melhores do ano, na opinião deste vosso escriba. Entretanto, deixo-vos com uma pequena lista de filmes que acabaram de estrear nos U.S of A., os quais anseio vigorosamente dar comer aos meus olhos.



-> The Curious Case Of Benjamin Button: Talvez um dos filmes mais aguardados do ano. Dirigido por um dos meus Realizadores de eleição, David Fincher (Fight Club, Se7en...), este filme dá-nos a conhecer a história de Benjamin Button (Brad Pitt), que nasceu com, ao contrário das crianças normais, com aparência de idoso, e com o passar dos anos foi rejuvenescendo. Prevejo um filme de emoções fortes e uma alta tensão. Teremos aqui a já merecida segunda nomeação para os Oscars de Pitt?


-> Doubt: Depois de uma pequena comédia romântica com Tom Hanks e Meg Ryan nos anos 90, John Patrick Shanley (mais conhecido como argumentista) atira-se de cabeça a um novo projecto a solo e apresenta-nos um prato com aspecto requintado: Philip Seymour Hoffman e Meryl Streep aparecem como figuras de destaque neste filme que tem potencial para criar polémica: Uma freira acusa um padre de abusar de um estudante negro. Um filme onde religião, moral e bom senso aparentam passear-se de mãos dadas e criar água na boca deste pequeno urso que vos escreve.



-> Frost/Nixon: Nesta nova aventura de Ron Howard (A Beautiful Mind, Arrested Development [segundo o imdb, está a ser cozinhado um filme para esta brilhante série]!!), o oscarizado realizador cria o ambiente daquele que foi um dos maiores escândalos de sempre dos EUA, o caso Watergate, já retratado no filme de 1974 All the President's Men, protagonizado por Dustin Hoffman. Mas no caso de Frost/Nixon, Howard foca-se nas históricas entrevistas de David Frost ao presidente Nixon, para tentar mostrar ao país o que realmente se acontecera. Se Howard tiver utilizado a batuta como um verdadeiro maestro, temos aqui um sério candidatos aos Oscars!


-> The Wrestler: Segundo a crítica, temos aqui o verdadeiro candidato aos Oscars de 2009, com especial destaque para o seu protagonista, Mickey Rourke (o brutamontes Marv em Sin City), que, segundo os especialistas, conseguiu com este filme livrar-se da lei da morte. Trata-se do relato da história de vida de um antigo wrestler que tenta voltar à ribalta e assim derrotar o seu grande rival. À primeira vista tem os ingredientes necessários para receber os homens de ouro: sabe-se que à partida filmes sobre boxers (Million Dollar Baby, Rocky, Cinderella Man, Raging Bull), deficientes (Rain Man, Forrest Gump) e criminosos (Godfather, Goodfellas, Departed) são sempre sérios candidatos à estatueta!


Como nota final, acho que este ano temos nadado num mar abundante de grandes filmes, quer dramas, ou terror, quer comédias, ou romances. Hollywood encontrou de novo a chama do cinema de alto gabarito e esperemos que mantenha assim as suas velas, pois o vento sopra a seu favor. Agora só falta alterar alguns Academy Men, porque se por algum acaso volta a cair um Oscar na mão de filmes como Chicago (principalmente quando tinha na corrida The Pianist, LOTR: The Two Towers e Gangs of New York..) é porque a coisa não anda bem.

É isto. Viva a 7ª arte? Viva pois!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, mas fraco!
Qué do twilight? queria ver um review dele.

.feio_do_irc.

Foo disse...

se queres um review desse, vai ao pitaxbuedaloucax.blogxnanet.kOm! xD