quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cenas da Vida: A arte de ser (des)conhecido

Ultimamente tenho andado bastante virado para as capacidades impressionantes que o ser humano possui. E hoje, enquanto regressava a casa de uma consulta, depois de ter sido relembrado pela enésima vez, pela minha mãe, que estou realmente mais 'abastado' do que seria saudavelmente recomendado, premissa corroborada pelo senhor doutor, surgiu na minha cabeça uma realidade bastante interessante, e com a qual, certamente, todos estão familiarizados.

O facto é simples e consta basicamente nisto: todos temos uma particularidade que nos distingue dos outros. Uns mais, outros menos. Se se é gordo, alto... Se não se tem uma perna, um braço... Se se tem um cicatriz que percorre a face, de orelha em orelha... Todos temos algo em particular. Mas são sempre este tipo de casos que descrevi, os mais facilmente lembrados. Alguém se ia lembrar do João, filho do António? Claro que não! Mas certamente todos se lembrariam do João, o filho do António, que é coxo porque tropeçou num amendoim. Alguém se lembraria do Fernando, que cantava bem? Claro que não! 'Quem raios é o Fernando?'
'É o maricas, sem um braço!'
'Ah! Esse...'

Está dentro de todos nós. Ninguém sabe que o dono da loja se chama Amílcar. Apenas se sabe que só tem o indicador e o polegar da mão esquerda. E que não diz os L's.

É este o mundo em que vivemos. Uma sociedade mais que estereotipada, onde quem se demarca são os diferentes. Não aqueles que seguem as rotineiras modas.
Porém, não me interpretem mal! Não é meu objectivo que todos percam uma perna, ou cortem um dedo, ou sejam gordos. Apenas não há razão para querer ser quem não somos. Porque quer queiram quer não, o nome não importa. Apenas a imagem que é criada em torno de cada um. Podemos ser o coxo, o gago, o gordo, o preto, ou simplesmente o Manel. Falta no mundo, ao contrário do que se pensa, mais individualidade. Criem as vossas personagens diferentes dos vizinhos. Formem grupos heterogéneos. Sejam honestos fundamentalmente aos vossos princípios.
Ou apenas sejam.

-Olha lá, lembras-te do Pedro, daquele blog amaricado dos ursos?
-Epah, agora assim de repente não estou a ver...
-Opah, aquele gordo, com uma mosca que mais parece um besouro!
-Ah! Esse animal...


8 comentários:

Anónimo disse...

post absolutamente bom! =D

Roubaste-me duas grandes gargalhadas:


Mas certamente todos se lembrariam do João, o filho do António, que é coxo porque tropeçou num amendoim


-Olha lá, lembras-te do Pedro, daquele blog amaricado dos ursos?
-Epah, agora assim de repente não estou a ver...
-Opah, aquele gordo, com uma mosca que mais parece um besouro!
-Ah! Esse animal...

Tens toda a razão. Tens de ler o "Um, Ninguém e Cem mil" - Um livro que me foi apresentado pela Crawford. ^^

.feio_do_irc.

Unknown disse...

gordo!
com muito gostoo!
xD

António. disse...

A gaga nao sou de certeza..
No maximo, a pega dos caracois!

O limão disse...

Menino Foo, este post é assim qualquer coisa de porreiro, no mínimo! Gosto da ideia, que é do mais verdadeiro que há... Gosto da forma como a explanaste. Gostein acima de tudo das gargalhadas que se me soltaram!
Gosto da tua escrita, pronto... que vou fazer? se te disesse que não gostava, era mentiroso!
Abraço!

Anónimo disse...

Risota à parte, (logo hoje que me deu para pintalgar toda, choro a rir com tanto disparate !!) será que a preocupada mãe não merece que o seu lindo filhinho passe a seu conhecido por:

- o bonzão, musculado que, a parecer um insecto, poderá ser um singelo mosquito,

em vez de:

- aquele gordo, com uma mosca que mais parece um besouro!

É só cortar a mosca e o gordo !!! A mosca corta-se com a lamina, o gordo, com comidinha saudavel e muito exercício.

Parabens, tenho de admitir que o post está muito muito giro. Versátil o miúdo, até no humor se sai bem.

Sara disse...

Caloiro Foo do Bandolim...isso é tão mas tão verdade!
Cá na minha aldeia eu não sou a Sara e o meu irmão não é o Luis. Somos tão somente "os filhos do Fonseca". Mais valia espetarem-nos um número de série para sermos identificados! lol

isaurinha disse...

Gordinho o post está muito bom, mas um dia deste muito breve vais ser conhecido como aquele rapaz musculado com uma farta cabeleira
Concordo contigo as pessoas não sao avaliadas nem conhecidas por aquilo que são mas sim pelo que aparentam

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.