sábado, 11 de outubro de 2008

Casamento Homossexual

Caros leitores, nós temos consciência de que este não é exactamente um tema perfeito para iniciar um blogue que, ao que tudo indica, é de conteúdo tão leve e onde impera a boa disposição; mas como o tema é tão discutido ultimamente, tendo ontem sido chumbadas as propostas para casamento entre pessoas do mesmo sexo, não podiamos deixar de partilhar a nossa opinião. Portanto:

Tendo o PS rejeitado as propostas, porque considera que há "necessidade de um "amplo debate" prévio na sociedade", pergunto-me eu: que quererá isto dizer? Que é necessário preparar as pessoas para a "monstruosidade" que é existir um casamento entre duas pessoas do mesmo sexo? Eu até percebo que as pessoas não gostem que tal proposta vá em frente, pois apesar de tudo estamos a lidar com uma questão que envolve vários valores, inclusivé religiosos, e talvez seja demasiado difícil de digerir para as gerações mais velhas; mas estamos no século XXI. Os direitos humanos conferem liberdade a todos os cidadãos do mundo, e na minha opinião, isso também inclui a liberdade de com quem se pode ou não casar, independentemente do sexo. É uma questão de se deixar de ser visto como "outro" e passar a ser tratado como pessoa, que é o que os homossexuais são acima de tudo: pessoas.

Vejamos: basicamente estamos a discutir se os outros (os homossexuais, entenda-se) devem ou não ter liberdade para casar. O que eu gostaria de saber é porque é que isso é da conta de alguém que não das pessoas em questão. Mais uma vez, entendo que seja um pouco chocante para certas pessoas; mas isso significa o quê? Que nunca mudaremos nada com medo de ferir susceptilidades? A mudança terá de ocorrer a certa altura, e acho que já estamos um pouco atrasados.

Como já devem ter deduzido, sim, sou a favor do casamento homossexual. Sendo um grande fã, por assim dizer, da declaração dos direios humanos, sou a favor da liberdade acima de tudo. Qualquer um pode achar a homossexualidade abominável ou o que seja; mas cada um é livre de fazer aquilo que quer, e nimguém tem nada a ver com as escolhas de vida de cada um.

Assim termino mais uma publicação espero que Portugal (e não só, claro) se livre da dsicriminação que demonstra, na minha opinião, a homofobia que está tão integrada na nossa mentalidade que já nem nos apercebemos da sua existência.

P.S.: Os meus parabéns ao PSD que, ao contrário do PS, deu liberdade de voto aos deputados do partido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo nada contigo, quando dás os parabéns ao PSD, porque eles tinham liberdade de voto por uma simples razão: são todos uma cambada de homofobicos!

O PS fez o que fez não por homofobia mas sim por "estrategia politica" é claro que isso me deixa indignada, profundamente indigada, mas infelizmente neste país já se vai tornando habito, prejudicar maiorias (leia-se povo) para beneficiar minorias (leia-se classe politica), sim é verdade neste país há uma minoria que é beneficiada... e enquanto isto a nossa democracia continua sem o ser verdadeiramente ou melhor dizendo continua incompleta ou simplemente fracturada porque esta questão não é fracturante, fracturante é a discriminação!

Anónimo disse...

Do resto não sei, mas tenho a dizer que gosto muito de algumas palavras como:

*Nimguém

*Dsicriminação

*e outras que possam andar a passear pelo texto

xD

continuem ;)

.feio_do_irc.